Propriedades elementares do SOM

17/03/2011 16:45
  1. Timbre: É a qualidade pela qual um som se diferencia de outro da mesma altura. É a impressão digital do som, aquilo que nos permite identificar a fonte que emite o som, nos permite saber quem está falando, que instrumento está tocando e assim por diante. Ex: A mesma nota tocada por um piano e por um violão possuem timbres diferentes.
  2. Altura: É a distinção que fazemos entre os sons graves e agudos. Ex: As notas do começo e as notas do final da escala do piano se diferenciam pela altura. Outro exemplo pode ser: uma mulher quando fala, emite um som normalmente mais agudo que o do homem, ou seja, emite sons mais altos que os do homem. Experimente bater no seu próprio peito primeira mente com o punho fechado: ouvirás um som mais grave (baixo) se copararmos com uma batida no peito com a mão aberta (que emitirá um som mais agudo em relação ao som com o punho fechado). Um violão tem 6 cordas - perceba que as cordas mais grossas emitem sons baixos (graves) e as notas mas finas emitem sons altos (agudos).
  3. Intensidade: É o grau de força maior ou menor de um determinado som. Ex: Um tambor tocado com maior ou menor força; um cantor que canta suavemente, canta em baixa intensidade. Normalmente, chamamos intensidade de "volume", mas é mais correto atribuirmos este elemento à força com que o som é emitido e, portanto, a intensidade com a qual o ouvimos.
  4. Duração: É o tempo que determinado som permanece em ressonância. Ex: Um cantor que sustenta uma nota durante a canção emitirá um som com uma duração maior do que a maioria das outras notas que cantou sem as sustentar. Experimente bater palmas em seu quarto e, depois, bater palmas em um corredor amplo - provavelmente ouvirás sons com durações diferentes, sendo que o primeiro durará menos do que o segundo.
Voltar