Planejamento de Produção

17/09/2010 11:10

Storyline: história contata em um parágrafo apenas, em que devemos estabelecer o conflíto, os progagonistas. Não é uma sinopse pois tem início, meio e fim. É um pequeno resumo da história que ajuda você a sintetizar a história para os produtores, diretor ou para você mesmo.

Argumento: trata de contar a história de forma completa, ainda sem os diálogos e sem grande profundidade na descrição das personagens. Se assemelha a um conto sucinto que permite um rápido processo de conhecimento de sua narrativa.

Roteiro Literário: já é o roteiro da história, completo, com diálogos e descrições detalhadas das cenas, cenário, ações e personagens. Já deve estar fomatado no padrão de roteiro, conforme Hugo Moss.

Roteiro Técnico: a confecção deste roteiro é trabalho do diretor, que irá analisar (decupar) cena por cena até chegar no conjunto de recursos de linguagem que deseja empregar para contar a narrativa. Contém tudo que o roteiro literário contém, mas traz também tipos de enquadramentos, movimentos e posições de câmera, indicações de acting e por aí vai.

Story Board: é basicamente uma história em quadrinhos do roteiro. Na verdade, desenha-se os planos mais importantes ou os momentos mais importantes dos planos para que todos da equipe passem a ver a cena da mesma forma. É muito utilizado em cenas de ação, como perseguições, corridas, esportes, brigas ou outros tipos de cena que contenham muitos planos.

Planta Baixa: ajuda a prever onde serão alocados todos os elementos da cena, inclusive o equipamento de gravação ou filmagem. Assemelha-se a uma carta topográfica, com vista de cima e símbolos para representações dos elementos. É parte do plano de filmagem, na etapa de pré-produção. Orienta tanto o diretor, quanto o diretor de fotografia, além do cenógrafo. Na verdade, orienta a todos da equipe que estiverem ligados de alguma forma ao set de gravação ou filmagem.

Decupagem de produção: é uma listagem e descrição de elementos que serão utilizados na gravação dos planos. Alguns dos elementos são: infraestrutura, locações, equipamentos, efeitos especiais, iluminação, elenco, figurino, trilha sonora (sonosplastia, efeitos sonoros...).

Plano de Gravação/Ordem do Dia: de posse do roteiro técnico, o produtor é responsável por realizar o plano de gravação. Nada mais é do que uma planilha que lista a o número e nome dos planos que serão gravados em cada um dos dias da produção. Também traz horários detalhadas de transportes, início e fim de gravações, procedimentos. Ou seja, é uma lista de tarefas que organiza e otimiza o tempo de toda a equipe.

 

O AudiovisualFases da ProduçãoEquipePlanejamento de Produção

Cena; Continuidade; Enquadramentos e Posições; Áudio

Voltar